Eita independência cara!


Independência ou morte! E Pedim rezando ao Padim Ciço que eles não escolhessem a morte (sei, sei, Padim Ciço ainda não existia). Mas voltando aos fatos. Gente, que independêcia mais cara foi essa? Acredita que o Brasil teve que pagar uma grana preta a Portugal para que ele nos reconhecesse como um país independente? Não? Pois é, velho! É vero! Eu assisti essa aula! hehe Para acabar de lascar tudo, Pedim teve que recorrer a Inglaterra e tome uma das primeiras dívidas do Brasil. Rapaz, começou foi cedo. Não duvido que Lula ainda esteja refinanciando essa dívida com o FMI. hehe Além do mais, naquela época, como pagamento do favor a Inglaterra abriu tudo quanto foi porto de descarga de mercadoria européia sem nenhuma cobrança de impostos. Véi, que loucura! E tome produto Inglês no nosso país com os preços bem baixinhos, lascando dessa forma com o início da economia Brasileira e para não afundar o país, sabe o que fizeram? É isso mesmo! Tome mais empréstimos. Isso é só detalhe! Vamos colocar na balança os benefícios que a Indepedência trouxe para a época. Viiiixe, nenhuma. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou. Quer dizer, quem era pobre continuou pobre, quem era rico ficou mais rico e quem era escravo tiveram que esperar pela bondade da Lei Áurea e Princesinha Izabé!

Foi boa, ó!
Valeu Camaba!

6 comentários:

Carlos Oliveira disse...

Isac é isso tudo e mais um pouco. Não sei se teve a "desoportunidade" de ver na apresentação ao vivo pela TV local as aberrações de Juazeiro na comemoração da "Independência". Até Michael Jackson desfilou, as músicas com influências norte-americanas tocadas pelas fanfarras, uma desaculturação gritante. srsrsrsrssr A cada dia mais dependentes.
Seu blog é legal. Abraços, Carlos.

Isac disse...

kkk Não tive essa desoportunidade. Carlos, cadê que colocam as bandas cabaçais, os reisados, maneiro pau? Não! Preferem o estrangeirismo mesmo. Aí fica a pergunta se somos realmente independentes! Que pena! Sempre que quiser a casa vai estar aberta às suas sugestões e comentários. Abraço meu amigo!

Anônimo disse...

perdí essa!
ainda bem q n ví o desfile nem pela tv...
como sempre o pessoal nunk dá valor a nossa cultura.

Isac disse...

É isso, Ruthi! Infelizmente, fico triste com isso.

Não perdemos nada!

Seja-bem vinda a casa, sempre que quiser pode entrar e fazer seu comentários, viu?

Xeru

Felipe Ferreira disse...

hehe, pessoal uma verdadeira mer...
bom melhor nem falar! A nossa população que se fala tão cultural e religiosa, deveria avaliar uma pouco mais essas atitudes, que não só na independência mais em muitos outros casos, ignoram nossa cultura para favorecer a externas!!!
é isso foi boa cambada!!!
vlew!

Isac disse...

E aí, meu amigo! Tudo isso que falamos aqui é fato. Se fala tanto em cultura e religião de Juazeiro, mas e os incentivos e a valozação? Cadê! Froid explica! kk

Ei kra, prazer ter vc no meu blog... Sempre que der vontade a casa tá aberta as tuas conclusões.

Valeu

Postar um comentário